Edição 371 | 29 Agosto 2011

Destaques On-Line

Redação

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 23-08-2011 a 28-08-2011

Estatuto da diversidade sexual
Entrevista especial com Maria Berenice Dias, presidente da Comissão da Diversidade Sexual - OAB
Confira nas Notícias do Dia de 23-08-2011
Segundo assinala a presidente da Comissão da Diversidade Sexual, “o Estatuto será um marco importante em termos de cidadania, em termos de democracia e em termos de igualdade”.

João Goulart entre a memória e a história
Entrevista especial com Marieta de Moraes Ferreira, historiadora e professora do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IFCS/UFRJ
Confira nas Notícias do Dia de 24-08-2011
Conforme avalia a historiadora, “João Goulart estava longe de ser esse político incompetente, desastrado, incapaz de fazer avaliações adequadas sobre a conjuntura”.

Campanha da legalidade e o processo de democracia
Entrevista especial com João Trajano Sento-Sé, professor de História na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Confira nas Notícias do Dia de 25-08-2011
“Brizola foi uma das mais importantes e curiosas lideranças de massa no Brasil do século XX”, constata o professor de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Política Nacional de Resíduos Sólidos e a profissionalização dos catadores
Entrevista Especial com Antonio Cechin, irmão marista, formado em Letras Clássicas e em Direito e ex-professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS
Confira nas Notícias do Dia de 26-08-2011
A Política Nacional de Resíduos Sólidos “determina que toda a cadeia de produção ligada aos Resíduos Sólidos deve pertencer de direito e de fato aos Coletivos de Trabalho organizados pelos catadores”, enfatiza o irmão marista, animador da luta dos catadores no Rio Grande do Sul.

Destaques On-Line do Recesso

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) no período de 04-07-2011 a 14-08-2011.

Política industrial: “As questões centrais continuam intocáveis”
Entrevista especial com Wilson Cano, economista e professor na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
Confira nas Notícias do Dia de 05-08-2011
“O governo pode elaborar o plano mais inteligente que, obviamente, será inoperante porque quem rege as regras gerais da economia é a política macroeconômica, e não a industrial, a agrícola, a tributária”, afirma o economista.

Paraísos fiscais: “A sonegação é um descompromisso com uma sociedade mais justa”
Entrevista especial com Lucídio Bicalho, assessor político do Instituto de Estudos Socioeconômicos – Inesc, de Brasília
Confira nas Notícias do Dia de 08-08-2011
Segundo avalia o assessor político do Inesc, “os paraísos fiscais estimulam o crime ou – no mínimo – a dissimulação de empresas e pessoas ricas. Estimulam a sonegação de impostos e também são refúgios para o dinheiro de origem ilegal”.

A democracia está sendo transformada pelas redes sociais
Entrevista especial com Ronaldo Lemos, diretor do Creative Commons Brasil
Confira nas Notícias do Dia de 10-08-2011
“A tecnologia abre o caminho para o compartilhamento de responsabilidades pela tomada de decisões políticas”, assinala diretor do Creative Commons Brasil.