Edição 370 | 22 Agosto 2011

Observasinos e os dados da Região do Vale do Sinos

Márcia Junges

Em 24-08-2011, o professor MS. Ademir Barbosa Koucker, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE apresenta Oficina sobre os dados censitários 2010 da Região do Vale do Sinos, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU.

A oficina será realizada em duas etapas, explica Ademir. “Na primeira, vou apresentar as alterações introduzidas no Censo 2010 com destaque para as inovações tecnológicas, as mudanças relativas à localização dos domicílios, às características dos logradouros, e os novos quesitos dos questionários. Na segunda parte, vou apresentar e demonstrar o uso das ferramentas digitais disponíveis no Portal do IBGE na internet para recuperar e analisar os resultados já divulgados para diferentes recortes geográficos, inclusive em nível intramunicipal, como os distritos, os bairros e os setores censitários”.
De acordo com o pesquisador, o Censo 2010 introduziu uma série de aperfeiçoamentos técnicos em todos os seus instrumentos de coleta. O uso do computador de mão, por exemplo, ampliou a capacidade de investigar novos temas, possibilitou obter maiores garantias de qualidade técnica e gerencial da coleta e permitiu estender o questionário para temas específicos como a população indígena, por exemplo, que, em 2010, teve como objeto de investigação as etnias e as línguas faladas.

“As alterações introduzidas, tanto no questionário da amostra quanto no questionário básico, conjugadas com as novas informações sobre a localização dos domicílios e as condições dos logradouros, aumentaram as possibilidades de cruzamentos dos dados e contribuíram para qualificar, ainda mais, os resultados obtidos neste décimo segundo Censo Demográfico do Brasil realizado em 2010”, acrescenta Ademir.

Retrato populacional

A Oficina é uma atividade do ObservaSinos que objetiva promover a informação e a formação sobre a base de dados constituída a partir do Censo de 2010. O Censo constitui-se em uma das principais bases de dados do Brasil, organizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. De acordo com Marilene Maia, uma das coordenadoras do evento, “esta pesquisa objetiva apresentar o maior retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características socioeconômicas, que pode subsidiar a organização e a projeção da vida nos próximos anos. Conhecer e debater os dados, assim como analisar sua construção e implicações com a realidade e as políticas públicas, constituem-se como objetivos desta Oficina dirigida à comunidade acadêmica e também à população, gestores e profissionais que atuam na região do Sinos”.

E completa: “Os indicadores socioeconômicos constituem-se em ferramenta para o conhecimento e intervenção na realidade. Os indicadores socioeconômicos do Vale do Rio dos Sinos são acessados e disponibilizados pelo ObservaSinos em vista de subsidiar os processos de construção, qualificação e controle social das políticas públicas na região”.

Para maiores detalhes sobre o evento, consulte http://bit.ly/r5ygRR.