Edição 337 | 09 Agosto 2010

Redação

O tema de capa da revista IHU On-Line desta semana é inspirado pela realização, aqui em São Leopoldo, RS, da reunião latino-americana dos coordenadores e diretores dos Centros Sociais da Companhia de Jesus. Buscando entender melhor a inspiração destes centros sociais espalhados pela América Latina e o serviço que tentam prestar, entrevistamos alguns diretores e pesquisadores que neles atuam.

Assim, entrevistamos Alfredo Ferro Medina, colombiano, coordenador do setor do social da Conferencia de Provinciais Jesuítas na América Latina – CPAL, com sede no Rio de Janeiro; Antônio José Maria de Abreu, economista, membro do CIAS-Ibrades (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento), de Brasília-DF; João Inácio Wenzel, coordenador do Centro Burnier Fé e Justiça, com sede em Cuiabá, Mato Grosso; José Ivo Follmann, vice-reitor da Unisinos, diretor de Assistência Social da Associação Antônio Vieira; Mauricio García Durán, diretor geral do CINEP (Centro de Investigación e Educación Popular) – Programa pela Paz, com sede em Bogotá, Colômbia; Octavio Figueroa, diretor do Centro de Estudios Sociales P. Juan Montalvo, de Santo Domingo, República Dominicana; Roberto Jaramillo Bernal, colombiano, antropólogo, superior dos jesuítas que atuam na Amazônia e membro do Serviço de Ação, Reflexão e Educação Social – SARES, de Manaus; Thierry Linard de Guertechin, demógrafo belga e diretor do CIAS/IBRADES (Centro de Investigação e Ação Social / Instituto Brasileiro de Desenvolvimento), com sede em Brasília; e a equipe do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores – Cepat, de Curitiba-PR, Cesar Sanson, André Langer e Darli de Fátima Sampaio. Pedro Miguel Lamet, poeta, escritor, jornalista e jesuíta espanhol, completa esta série de entrevistas analisando a fundamental contribuição de Pedro Arrupe na releitura da missão da Companhia de Jesus, hoje: o serviço da fé, a promoção da justiça, o diálogo inter-religioso e cultural.

O Congresso Continental de Teologia, acontecerá em outubro de 2012, na Unisinos. Nesta edição reproduzimos o projeto e a convocação já publicados anteriormente nas Notícias do Dia da página do IHU.

Nesta semana estará na Unisinos, D. Erwin Kräutler, bispo de Altamira e presidente do Conselho Indigenista Missionário – CIMI. Uma instigante entrevista pode ser lida nesta edição.

Uma entrevista com o economista Karl Widerquist, professor da Universidade de Georgetown e o artigo “NOMIC 30 anos: O que vamos comemorar?” de Gislene Moreira Gómez, doutoranda em ciência política pela Flacso-México, e membro do Grupo Cepos, completam esta edição.

A todas a todos uma ótima semana e uma excelente leitura!