Edição 326 | 26 Abril 2010

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Pedofilia. Desejo e perversão

“Por que a pedofilia se tornou o alvo de nossa repugnância ao sexual em plena revolução do “é proibido proibir”, “faça amor, não faça a guerra” etc.?”, pergunta Mario Fleig, psicanalista e filósofo. Seria o último interdito que resta em nossa sociedade?, questiona Roland Chemama, psicanalista francês.

Para discutir o tema, difícil e complexo, a IHU On-Line convidou, e aceitaram o desafio, além do supracitado professor na Unisinos, o psicanalista Sócrates Nolasco, professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o psicanalista libanês, radicado na França, Nazir Hamad, da Association Freudienne Internationnale (AFI), o psicanalista francês Roland Chemama, organizador, juntamente com Bernard Vandermersch, do Dicionário de Psicanálise (São Leopoldo: Unisinos, 2007), o jornalista francês Philippe Di Folco, organizador do Dictionnaire de la pornographie (Paris: PUF, 2005) e o historiador Thomas Lacqueur, professor na Universidade de Berkeley, EUA.

Além da pedofilia, as Notícias do Dia, publicadas diariamente no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, têm dedicado, há muito tempo, um amplo espaço ao debate do projeto da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Telma Monteiro, coordenadora de Energia e Infraestrutura Amazônia da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, e Roberto Smeraldi, ambientalista, comentam o leilão realizado na semana passada.

No dia 4 de maio, inicia o Ciclo de Estudos Filosofias da Diferença – Pré-evento do XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana. O ciclo inicia com a conferência do Prof. Dr. Mario Fleig, intitulada Freud e o inconsciente. Sobre o tema, veja a entrevista com Charles Elias Lang, professor e pesquisador no Curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Completa a edição o artigo do jornalista Luciano Correia dos Santos, da Universidade Federal do Sergipe, discutindo um padrão de qualidade na televisão.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição