Edição 316 | 23 Novembro 2009

IHU Online

Calvino - 1509-1564

Celebram-se, neste ano, os 500 anos de nascimento do reformador francês João Calvino (1509-1564).

O Instituto Humanitas Unisinos – IHU, dedicou um amplo espaço nas Notícias do Dia, publicadas e atualizadas diariamente na sua página eletrônica, a este importante evento. Esta edição da IHU On-Line quer aprofundar a análise e o debate sobre o legado deste grande teólogo, reformador e humanista.

Contribuem nesta edição o filósofo e o teólogo presbiteriano Leonildo Silveira Campos, da Umesp; Bernard Cottret, biógrafo francês de Calvino, da Universidade de Versailles – Saint-Quentin; Carlos Eduardo Oliveira, professor da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, um dos tradutores de A instituição da religião cristã, obra em dois volumes de João Calvino, para o português; Yves Krumenacker, da Universidade Lyon 3, historiador, autor do livro Calvin. Au-delà des legendes (Paris, Bayard, 2009); Volker Leppin, decano da Faculdade de Teologia da Universidade de Jena; Hermisten da Costa, pastor e professor do Seminário Presbiteriano Reverendo José Manoel da Conceição; Ricardo Rieth, professor da Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, e da Escola Superior de Teologia – EST; e Risto Saarinen, pastor da Igreja Evangélica Luterana e professor da Universidade de Helsinki.

Completam esta edição as entrevistas com Maria Celina D’Araújo, cientista política e professora da PUC-Rio e com Ana Luísa Janeira, professora da Universidade de Lisboa.

Agradecemos ao professor Henrique Amorim, pesquisador do Departamento de Sociologia da Unicamp, a entrevista que fez com Antoine Artous, coordenador da coleção Cahiers de Critique Communiste e membro do comitê de redação da revista ContreTemps, e que publicamos nesta edição.

A todos e a todas, uma ótima leitura e uma excelente semana!