Edição 314 | 09 Novembro 2009

A nova Record: A construção do padrão tecnoestético e da liderança pela via do reality show A Fazenda

Rafaela Barbosa

Coluna do grupo de pesquisa CEPOS

A retomada da Record no mercado generalista ocorreu a partir do ano de 1997, esta emissora projetou-se com um planejamento estratégico, em busca do segundo lugar para, em seguida, disputar a liderança. O fortalecimento na produção de conteúdo da Record ocorreu por meio de investimentos em jornalismo, novela e show de variedade, estes gêneros compreendem a estratégia de construção da programação para a conquista do prime time (horário nobre) e para disputar o primeiro lugar com a Rede Globo no mercado das audiências de tevê aberta.

Na atualidade, um tipo específico de programa vem sendo relevante para alavancar audiência, o reality show, um formato atraente para os exibidores, por representar baixo custo de produção, em comparação com a teleficção, e por apresentar capacidade de ampliar a audiência. A grade de programação da Record volta-se, depois do ano de 2004, para este conceito mundializado de produção audiovisual que foca a realidade de anônimos em cotidianos simulados pela mídia. Conforme quadro1.

Quadro1. Reality Show

Reality Show
Conceito                                                          Ano de exibição
Sem Saída                                                               2004
O aprendiz                                                               2004
Mudando de Vida                                                    2007
Ídolos                                                                      2008
A Fazenda                                                               2009
                                       Fonte: Autora

Tendo em conta estes aspectos, aqui será discutido o reality show A Fazenda, como estratégia audiovisual para a conquista da mercadoria audiência na Record. A Fazenda teve sua estreia respaldada por uma campanha publicitária tanto na programação da Record como em veículos impressos e eletrônicos na grande mídia. Sob esta perspectiva, A Fazenda foi lançada pela Record em maio de 2009, tendo três meses de duração.  O formato é uma criação da empresa sueca Strix, desenvolvida em parceria com a produtora holandesa Endemol, que já lançou no país outros realities shows e games. Nesse sentindo, The Farm é o nome original da atração, que já teve edições na Espanha, Inglaterra e França, dentre outros países.

A versão brasileira teve direção geral de Rodrigo Carelli (o mesmo diretor do extinto reality show, Casa dos Artistas, criado pelo SBT) com apresentação do jornalista Britto Jr. O reality show teve a participação de 14 personalidades que foram vigiadas 24 horas por 41 câmeras.

A Fazenda constitui-se em um cenário rural no interior de São Paulo, assessorada por uma equipe de profissionais como zootecnista, veterinários e um caseiro que prestava informações para os confinados desempenharem suas atividades diárias. No programa, o desafio imposto aos peões (nomenclatura dada aos participantes) foi de desempenhar tarefas vividas no campo, supervisionadas pelo fazendeiro (participante escolhido pela produção do programa para ficar isento durante uma semana da votação) e por profissionais da área rural.

Durante a semana, os peões cumpriam a agenda semanal do programa como parte das obrigações para se manterem no jogo e disputarem a premiação. O prêmio para o vencedor foi de R$ 1.000.000.

Portanto, a permanência no jogo ficava ameaçada quando três peões eram indicados para a roça, situação que caracterizava uma ameaça de eliminação. O primeiro é sempre o que perde o desafio semanal. O segundo é por indicação dos demais participantes, e o terceiro é o fazendeiro da semana quem indica. Assim, acontecia a formação do tá na roça onde o público escolhia quem permaneceria na Fazenda por meio do sítio da Record, SMS ou porteira de voz, meio telefônico utilizado pelo telespectador para indicar algum peão a colocar o pé na estrada .

Os produtos desta emissora também tiveram destaque em A Fazenda, onde foi anunciada a estreia de diversas produções como a novela Bela A feia; Programa do Gugu; Geraldo Brasil; Ídolos; Campanha beneficente da Associação Pestallozi. Nessa perspectiva, a decisão de A Fazenda contou com a participação do apresentador Augusto Liberato (na época estava prestes a estrear o Programa do Gugu) que entregou o envelope que anunciava o ganhador para o jornalista Britto Jr.
Na final do reality show, a Record “foi primeiro lugar absoluto, registrando 21 pontos de média, com pico de 31”  . Sendo que estes índices de audiência ocorreram somente na grande São Paulo. Durante o período de exibição de A Fazenda, a média total “registrou quase 13 horas em primeiro lugar, com 15 pontos de média e share de 23%”  .

Em síntese, este formato proporcionou impactos consideráveis no mercado das audiências na tevê para a Record produzir outras temporadas de A Fazenda. Inclusive, a emissora está anunciando a segunda versão do reality show para novembro de 2009.

O reality show não projetou somente os novos programas da Record, o jornalismo bem como o show de variedades, explorou amplamente pautas com a temática de A Fazenda. No jornalismo, o Câmera Record do dia 21 de agosto de 2009 exibiu um programa exclusivamente pautado na trajetória de vida de cada um dos participantes. Nos programas de variedades, como Hoje em Dia, Melhor do Brasil, Tudo é Possível e Geraldo Brasil, a projeção foi mais intensa, visto que os eliminados participavam de entrevistas, desafios, gravação de quadros, dentre outras situações.

* Mestranda no PPG Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, bolsista da Ford Foundation e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS). E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..