Edição 312 | 26 Outubro 2009

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Essa editoria veicula entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia no sítio do IHU

Entrevistas especiais feitas pelo IHU On-Line de 20-10-2009 a 24-10-2009

O suicídio de trabalhadores. Os casos do Brasil e da França
Entrevista com Marcelo Finazzi
Confira nas Notícias do Dia de 20-10-2009
O trabalho pode levar ao suicídio? Muitos suicidas na Ásia e na Europa usam como justificativa a pressão e o excesso para o fato de acabar com a própria vida. A prova disso está nos 25 suicídios, só nos últimos 20 meses, ocorridos entre os funcionários da ex-estatal e hoje líder de mercado France Telecom. O brasileiro Marcelo Finazzi, que pesquisa sobre sofrimento no trabalho, traça um paralelo entre os casos francês e do setor bancário de nosso país.
 
Ditadura e as mulheres: de mãe e santa à bruxa e prostituta
Entrevista com Susel Oliveira
Confira nas Notícias do Dia de 21-10-2009
A historiadora Susel de Oliveira revela detalhes das torturas pelas quais algumas mulheres passaram quando presas na ditadura brasileira. Aborda, ainda, as relações de poder estabelecidas e rompidas a partir da repressão vivida naquele momento. Segundo ela, as mulheres militantes encarnavam um papel duplamente transgressor: transgrediam enquanto agentes políticos ao se insurgirem contra a ditadura e também transgrediam ao romper com os padrões tradicionais de gênero.

Ainda é possível construir um Brasil sustentável?
Entrevista com Délcio Rodrigues
Confira nas Notícias do Dia de 22-10-2009
Délcio Rodrigues fala dos desafios da Conferência de Copenhague e aborda a questão das migrações para as fontes de energia renováveis e sobre a construção de um país sustentável. “De que maneira um país como o Brasil construiu um formidável parque gerador de eletricidade renovável e tem o maior programa de combustíveis renováveis do planeta, admirado no mundo inteiro?”, pergunta. Ao mesmo tempo, temos uma sociedade com muitos excluídos e muitos problemas, inclusive ambientais, daí derivados, pondera.

Anitápolis: a batalha contra a fertilizadora continua
Entrevista com Eduardo Bastos
Confira nas Notícias do Dia de 23-10-2009
O advogado da ONG Montanha Viva, Eduardo Bastos, analisa o projeto de instalação de uma fertilizadora em Anitápolis, Santa Catarina, mantida pela Bunge e Yara Brasil. A fábrica afetaria ambiental e socialmente os 21 municípios da região. De acordo com Bastos, seria melhor se o dinheiro fosse aplicado em projetos de fosfato, mas utilizando esterco de porco, porque a agressão ambiental seria muito menor.

''O jeans faz parte deste mundo totalmente globalizado''
Entrevista com Lu Catoira
Confira nas Notícias do Dia de 24-10-2009
“Muitas vezes, as pessoas até procuram ou gostam muito de um determinado modo de se vestir, mas, na hora que vai procurar um emprego ou trabalhar, se obriga a vestir-se de outra maneira, da maneira do seu grupo. Há necessidade de estar inserido socialmente. Este é o principal foco da moda”, acredita a jornalista.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição