Edição 308 | 14 Setembro 2009

Sala de Leitura

IHU On-Line

Saiba o que colegas da comunidade estão lendo

Maria Cecília Fischer - Mestre em Matemática e Computação Científica, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e doutora em Educação, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente, é professora na Unisinos.

“Estou lendo o romance Todos os nomes (Lisboa: Editorial Caminho, 2007, 279 p.), escrito em 1997 por José Saramago. O personagem principal da história é o Sr. José (o único nome próprio em todo o livro), dedicado auxiliar de escrita da ‘Conservatória Geral do Registro Civil’, cuja única distração é colecionar recortes de jornais com notícias de pessoas famosas. Por conta de tal ocupação, cai-lhe nas mãos, por acaso, o verbete de uma mulher desconhecida, que vai ocupar seus pensamentos e ações dali para frente. Passa a investigar a vida da desconhecida, envolvendo-se em situações arriscadas, que provocam o comportado funcionário a transgredir, seguindo um impulso quase incontrolável. Age como quem busca uma aventura, em meio à vida pacata e rotineira que leva, conforme diz a si mesmo: ‘já era tempo de fazer algo absurdo na vida’. A descrição de todos os passos dados pelo personagem, muitas vezes detalhada demais, prendem a atenção e levam o leitor junto na investigação, atiçando-lhe a curiosidade pelo final da história, que surpreende.”