Edição 307 | 08 Setembro 2009

Fórum de indicadores revela realidade do Vale dos Sinos

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

O Fórum sobre indicadores socioeconômicos e políticas públicas: realidades e possibilidades para o Vale do Rio dos Sinos busca discutir e transformar a realidade da região a partir dos indicadores apontados

O segundo encontro do Módulo II, dividido em cinco etapas, acontece nesta terça-feira, 8-9-2009, às 18h, na sala 1G119, do Instituto Humanitas Unisinos – IHU. O evento conta com a presença de José Antonio Dias Tavares, da Datamec, responsável pelos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). No encontro, Tavares irá apresentar os dados da RAIS e do CAGED. Segundo ele, através dessas informações estatísticas é possível acompanhar o mercado de trabalho. “Os indicadores qualificam a intervenção na realidade social e econômica da região na medida em que oferecem condições de acompanhar o histórico de determinados setores. Esses dados nos ajudam, entre outras coisas, a averiguar como está a contratação de homens e mulheres, qual é a faixa salarial e grau de instrução, por exemplo, no setor metalúrgico”, pontua. O evento conta ainda com a participação de Lucia Garcia, coordenadora técnica do sistema PED, responsável pela apresentação dos indicadores do Departamento Intersindical Economia e Estatística – DIEESE.


A partir do dia 27-8-2009, o evento também acontece através do sistema EAD (Ensino a Distância). Informações podem ser obtidas no sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br).

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição