Edição 299 | 06 Julho 2009

IHU Online

Temas da atualidade

Nesta primeira semana de julho, a revista IHU On-Line debate vários temas da atualidade.

A força e a novidade do movimento indígena na atual conjuntura latino-americana são abordadas por Paulino Montejo, representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Ponciano Acosta, coordenador da Equipe Nacional de Pastoral Aborígene (Endepa), da Argentina, e pelas seguintes lideranças indígenas: Arelys Midi, líder indígena do Pueblo Ngöbe, do Panamá, Matías Mejia Miguel, do povo Garífuna de Honduras, e Mariana Yumbay, do Povo Waranka do Equador.

Antonio Manzatto, professor da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, reflete sobre a relação entre Teologia e Literatura e Salma Ferraz, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), descreve as diversas faces de Deus manifestadas na obra literária de José Saramago.

O psicanalista e psiquiatra belga Jean-Louis Chassaing, por sua vez, continuando o debate da edição número 298, intitulada Desejo e Violência, reflete sobre o “sujeito pós-moderno”, que, ao se pensar não frustrado, mas privado de, “perde a sua capacidade de sujeito – sub jectum, submetido (a linguagem) – para tornar-se, ele próprio, ‘submetido’ a objeto, no sentido do direito romano, regido por corpos”.

Chassaing participará, nos dias 14 e 15 de agosto, do Colóquio Internacional A ética da psicanálise: Lacan estaria justificado em dizer “não cedas de teu desejo”? [ne cède pas sur ton désir]?, promovido pelo IHU e que será realizado em Porto Alegre.

Uma entrevista com Ann Riggs, teóloga americana, sobre a atualidade do pensamento teológico de Karl Rahner, com Victor Codina, teólogo boliviano, sobre os 50 anos da Conferência dos Religiosos da América Latina – CLAR e com Raquel Recuero, professora da Universidade Católica de Pelotas – UCPEL, sobre as redes sociais na Internet, título do livro que acaba de publicar, completam a edição.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!