Edição 294 | 25 Mai 2009

Gestão e saberes no trabalho associado

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

A programação do evento IHU Ideias, promovido pelo IHU na próxima quinta-feira, dia 28-05-2009, das 17h30min às 19h, tem como atividade a palestra com a Profa. Dra. Vera Regina Schmitz, colaboradora do Instituto Humanitas Unisinos, intitulada “Microgestão e produção de saberes no trabalho associado. Um estudo da Cooperativa de Produção Cristo Rei Ltda”

O tema foi desenvolvido pela professora Vera em sua tese de doutorado em Educação, recentemente defendida na Unisinos. Vera está respondendo algumas questões da IHU On-Line sobre o assunto e a entrevista será publicada em breve.

A tese teve como objeto de estudo a (auto)gestão e os saberes produzidos pelos trabalhadores em situação de trabalho associado, sob a perspectiva da ergologia, com vistas a contribuir com a consolidação destes campos de conhecimento na economia solidária. Na pesquisa, Vera realizou um estudo de caso na Cooperativa de Produção Cristo Rei Ltda – COOPEREI, uma cooperativa autogestionária originada da antiga indústria metalúrgica Carlos Augusto Meyer S/A - Alumínio Econômico, de São Leopoldo/RS.

Conforme publicado no resumo do trabalho, “a abordagem hermenêutica permitiu interpretar e compreender os fatos e a abordagem dialética, analisar as situações de trabalho, as contradições existentes, sua evolução no contexto onde está inserido, buscando a transformação da realidade. Buscou-se uma aproximação entre saberes, educação popular e ergologia, como eixos que possibilitam compreender melhor o trabalho associado e os saberes produzidos e/ou mobilizados no e para o exercício da (auto)gestão. Percebeu-se que os trabalhadores, na microgestão da atividade de trabalho, que é sempre singular, podem exercitar um determinado nível de autogestão, potencializando a produção e mobilização dos saberes do trabalho”.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em www.unisinos.br/ihu

Últimas edições

  • Edição 546

    Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

    Ver edição
  • Edição 545

    Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

    Ver edição
  • Edição 544

    Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

    Ver edição