Edição 288 | 06 Abril 2009

IHU Online

Água, fogo, noite e luz. A Páscoa, hoje

Água, Fogo, Noite e Luz são os grandes símbolos pascais. Eles apontam para o “sacramento primordial” que é o cosmos. Cosmos que vibra com a vitória do Cristo, que se levanta da morte, na manhã da Ressurreição. A vitória da vida sobre a morte é a grande mensagem pascal.

A intensa e transdisciplinar programação de Páscoa promovida pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU buscou aprofundar a compreensão do mistério pascal apelando para o cinema, a música, a ciência, a literatura, a reflexão teológico-espiritual. Enfim, uma verdadeira mistagogia.

Assim, contribuem nesta edição Evaristo de Miranda, chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélites; Luiz Vadico, historiador, professor da Universidade Anhembi Morumbi; Yara Caznok, professora do Departamento de Música da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Ione Buyst, monja beneditina e doutora em Teologia, especializada em Liturgia; Leomar Brustolin, teólogo e coordenador do PPG em Teologia da PUCRS; Hans Küng, teólogo suíço; e Antonio Cechin, irmão marista, ativo militante dos movimentos sociais gaúchos.

Não por acaso, precisamente na edição pascal da IHU On-Line, no ano do centenário de nascimento de D. Hélder Câmara, já lembrado com entrevistas e artigos publicados nas “Notícias do Dia” da página eletrônica do IHU, publicamos duas entrevistas-testemunho: José de Broucker, jornalista francês e Zildo Rocha, pernambucano.

Walden Bello, sociólogo filipino, e José Luís Fiori, economista, continuando a discussão da edição anterior da IHU On-Line, refletem sobre a crise capitalista internacional.

Nos 130 anos de Os irmãos Karamázov, de Dostoiévski, Chico Lopes reflete sobre a obra do autor russo.

A todas e todos, uma boa semana, uma feliz Páscoa e uma ótima leitura!