Edição 281 | 10 Novembro 2008

A memória da Pedagogia

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Márcia Junges

A história do curso de Pedagogia da Unisinos foi e é escrita por muitos pesquisadores que, das mais diversas formas, contribuíram para sua consolidação e sucesso. Para rememorar aspectos dessa trajetória, a IHU On-Line convidou alguns desses educadores a darem breves depoimentos. Confira.

 

“Nestes 50 anos, o curso de Pedagogia muito tem contribuído para a comunidade científica e educacional brasileira. A Unisinos é uma universidade que prima pela seriedade e compromisso social e com atuação em vários campos de diferentes áreas de conhecimento, mas, em especial, tem sido referência na área de formação de professores para a educação básica. Vivemos momentos de constantes mudanças e reformulações curriculares na área educacional, que têm envolvido reflexões sobre o campo de atuação do pedagogo. Por isso, manter e abrir novos caminhos para entender este campo, muitas vezes tão contraditório, é um desafio para nós professores e pesquisadores.
Os desafios da contemporaneidade exigem a formação de um pedagogo que dê conta da organização do trabalho educativo, seja na docência, seja na gestão do trabalho pedagógico. O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (crianças, jovens e adultos). Tem por objetivo geral titular um educador-profissional capaz de atuar na formação de pessoas humanas e de produzir conhecimento a partir de uma postura de compromisso sócio-ético-profissional nas relações interpessoais e interinstitucionais. Além disso, pretende-se formar profesores para atuar com competência nas etapas iniciais da Educação Básica (Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental - crianças, jovens e adultos-) em diferentes espaços educativos, atuando ainda na Gestão e Supervisão dos Processos Educativos, tanto escolares quanto não-escolares.”
Cecília Luiza Broilo, coordenadora do curso de Pedagogia da Unisinos, pedagoga graduada pela Unisinos, e mestre e doutora em Educação, pela UFRGS. Entre outros, organizou Pedagogia Universitária e produção de conhecimento (Porto Alegre: Edipucrs, 2008).


“A história do Curso de Pedagogia articula-se com a história da Unisinos, uma vez que a Pedagogia integrava a então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, um dos pilares da construção e instalação da Universidade em 1969. É possível fazer referência à cinqüentenária Pedagogia, considerando diferentes olhares e experiências, mas num depoimento é difícil desvelar o significado deste curso na vida de seus alunos e a repercussão do trabalho destes docentes na Escola Básica e nas suas comunidades. Destaco que daquele curso dos 3+1 (Bacharelado+ Licenciatura) dos anos 1950 do século XX, sonhado e planejado pelos jesuítas, a Pedagogia contou, nessa caminhada, com diretores, coordenadores e professores comprometidos com o respeito ao contexto e às experiências de vida de seus alunos, com a qualidade da formação dos pedagogos além de contínua preocupação com a ética, a exclusão social e a pesquisa. O cenário de hoje é outro, mas os docentes e alunos do Curso de Pedagogia, cientes destas transformações, trabalham no processo educativo como sujeitos das mudanças que se fazem necessárias na nossa sociedade.”
Janira Silva, professora do curso de Pedagogia da Unisinos e parceira do IHU no site www.amaivos.com.br. Graduada em Pedagogia, pela Unisinos, e mestre em Educação, pela UFRGS.

 

“Minha história com o curso de Pedagogia da Unisinos inicia em 1958. Primeira turma, muitas recordações. Em 1967, Pe. Leopoldo Frantz SJ (meu ex-professor) convida-me para assumir aulas da disciplina Administração Escolar. Sua insistência e disposição em me ajudar encheram-me de coragem. De aluna à professora, grande experiência, que exigiu muito estudo, preparação de aulas, avaliações, orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), além da participação em eventos  educacionais. Assumir a chefia do Departamento, coordenar a habilitação e o curso de Especialização em Orientação Educacional, organizar e coordenar reuniões com os colegas professores, integrar comissões de reformulação do currículo do curso constituíram atividades importantes ao longo dos anos. Mas com  certeza foi a sala de aula, a docência (fabulosa e rica), que me proporcionou muitas aprendizagens, não só porque exigia estudo e aperfeiçoamento, mas principalmente porque aprendi com meus alunos e colegas, trocando saberes e conhecimentos. Nunca tivemos certezas absolutas, mas juntos sempre cultivamos a esperança, acreditando na educação como elemento importante na construção de um mundo mais feliz. Muitas ex-alunas hoje são professoras na Unisinos.”
Lia Becker, ex-professora da Unisinos licenciada e bacharel em Pedagogia, especialista em Planejamento da Educação e em Orientação Educacional, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Cristo Rei, e mestre em Educação, pela PUCRS. É uma das organizadoras da obra Visão inaciana da Educação: desafios hoje (São Leopoldo: Unisinos, 1997)

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