Edição 278 | 21 Outubro 2008

IHU Online

A financeirização do mundo e sua crise

A mais grave e complexa crise do capitalismo depois de 1929 é a que o mundo vive neste mês de outubro de 2008. Um ciclo maior do capitalismo, iniciado há quase 80 anos, parece estar no fim. A importância do momento que nos cabe viver faz com que novamente a edição da IHU On-Line desta semana retome o tema. Se, há duas semanas, falávamos do retorno de J. M. Keynes, nesta edição testemunhamos o retorno de Marx. Aliás, na última semana os jornais alemães, por exemplo, repercutiram amplamente o aumento das vendas das obras de Karl Marx, especialmente de O capital.

Os economistas Marcelo Carcanholo, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) -, Paulo Nakatani, presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP), Alvaro Bianchi, professor na Unicamp e diretor do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), Claus Germer, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a economista Leda Paulani, professora da Universidade de São Paulo (USP), e o sociólogo alemão Robert Kurz contribuem na análise da crise financeira contemporânea à luz da teoria de Karl Marx.

Nesta edição, também pode ser lida uma entrevista com Carlos Mesters, teólogo especializado no estudo da Bíblia, e que participa, em Roma, do Sínodo dos Bispos que tem como tema central a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. O sínodo conclui os seus trabalhos no próximo domingo.

Por sua vez, Flávio Aguiar, professor de Literatura, refletindo sobre a importância da obra de Antonio Candido, afirma que ela “está em abrir horizontes e porões, os desvãos do espírito humano e sua capacidade para o vôo, e não a de fechá-lo em preconceitos e prejuízos”.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!