Edição 246 | 03 Dezembro 2007

Destaques - Entrevistas e artigos

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Entrevistas e artigos que foram Publicados nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu)

“A Wikipédia tem cada vez mais poder, mas está nas mãos das pessoas”
Entrevista com Jimmy Wales, fundador da Wikipédia

Confira nas Notícias do Dia 27-11-2007
 Jimmy Jimbo Wales, fundador da Wikipedia, a maior enciclopédia de acesso livre na internet, com mais de oito milhões de artigos em 253 idiomas, e mais de um milhão de usuários registrados, concedeu entrevista ao El País, em 7-11-2007 e diz que não são mais confiáveis do que a Enciclopédia Britânica, mas são muito maiores e mais atualizados.

“Não tem mais o que discutir, não tem como dialogar”
Entrevista com D. Luís Cappio, bispo de Barra
Confira nas Notícias do Dia 29-11-2007
O bispo de Barra (BA) d. Luís Flávio Cappio disse ao O Estado de S. Paulo, 29-11-2007, que não há mais possibilidade de negociação com o governo sobre o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. Àqueles que consideram a greve de fome um suicídio, que a Igreja condena, d. Luís aconselha que leiam o Evangelho, no qual Jesus diz ser o bom pastor que dá a vida por suas ovelhas.

O futuro dos cristãos do Oriente
Regis Debray, filósofo e jornalista
Confira nas Notícias do Dia 30-11-2007
 “Os cristãos do Oriente são o ponto cego da nossa visão de mundo: eles são cristãos demais para os altermundialistas, e orientais demais para os ocidentais... É para esta ausência, este silêncio, que eu queria contribuir para superar”, diz Régis Debray, justificando a iniciativa de realizar um colóquio internacional. Debray está na origem de um colóquio internacional sobre “o futuro dos cristãos do Oriente”, que aconteceu nos dias 16 e 17 de novembro. Debray concedeu entrevista ao sítio La Croix, 16-11-2007.

O hidrogênio revolucionará os carros do futuro e a maneira de dirigir
Pierre Beuzit, diretor de pesquisa na Renault de 1998-2005

Confira nas Notícias do Dia 30-11-2007
Dentro de alguns anos os carros serão movidos a hidrogênio. As fabricantes de veículos iniciaram a corrida na exploração das possibilidades oferecidas pelo hidrogênio, que substituirá os combustíveis fósseis ou os biocombustíveis. Mas o caminho é tortuoso. A entrevista foi concedida ao Le Monde, em 24-11-2007.

 
Dia 02 de dezembro, o dia 'D' para a Venezuela
James Petras, sociólogo

Confira nas Notícias do Dia 30-11-2007
 O referendum marcado para o dia 02 de dezembro – domingo – na Venezuela que decidirá a aprovação ou rejeição da nova Constituição será decisiva para o futuro político do país. Para James Petras, em artigo no La Haine, 29-11-2007, as mudanças são tão profundas que despertaram uma articulação da CIA para derrubar Chávez.

A lógica do maior, não a do melhor
Artigo de Washington Novaes, jornalista e ambientalista

Confira nas Notícias do Dia 30-11-2007
O jornalista e ambientalista Washington Novaes, em artigo para o jornal O Estado de S. Paulo, 30-11-2007, argumenta que o país opta por grandes obras que dispendem recursos volumosos como construção de barragens, investimentos em energia nuclear e a transposição do rio S. Francisco, entre outros, e deixa de realizar o básico que poderia ser muito mais barato.

Confronto na Venezuela
Artigo de Lafaiete Neves, professor

Confira nas Notícias do Dia 30-11-2007
A conjuntura venezuelana às vésperas do referendum sobre a nova constituição do país é analisada por Lafaiete Neves, em artigo para o jornal Gazeta do Povo, 30-11-2007. Lafaiete é professor aposentado da UFPR e professor do mestrado em Organizações e Desenvolvimento da UNIFAE – Centro Universitário Franciscano.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição