Edição 246 | 03 Dezembro 2007

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Essa editoria veicula notícias e entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU. Apresentamos um resumo delas, que podem ser conferidas, na íntegra, na data correspondente.

A crise da indústria calçadista do Vale do Rio dos Sinos acabou?
Entrevista com Ênio Klein, diretor da Abicalçados
Confira nas Notícias do Dia 26-11-2007
Com o dólar em constante desvalorização, o mercado exportador de calçados do Vale do Rio dos Sinos continua em crise. Além disso, concorrer com a produção massificada de calçados chineses agravou ainda mais a situação. No entanto, as empresas que também focavam no mercado interno cresceram, aumentaram sua produtividade, seus lucros e investimentos, incluindo aí a contratação de mão-de-obra especializada, afirma Ênio Klein.

A presença do negro no Rio Grande do Sul ontem e hoje
Entrevista especial com Mário Maestri, historiador

Confira nas Notícias do Dia 27-11-2007
O historiador Mário Maestri falou sobre as lutas que os homens negros tiveram principalmente no Rio Grande do Sul. “Desde antes da fundação oficial da capitania, a construção do Rio Grande luso-brasileiro apoiou-se no trabalhador africano e afrodescendente escravizado, permanentemente expropriado de sua liberdade civil e, apenas em maior ou menor grau, das riquezas que produzia.”

 'O governo fez uma opção pelo agronegócio'
Entrevista com Frei Vilson Zanatta

Confira nas Notícias do Dia 28-11-2007
A IHU On-Line conversou com um dos personagens da última marcha  do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, no RS, Frei Vilson Zanatta. Ele avalia esta última marcha do MST, fala do debate feito com os moradores das cidades por onde caminharam, além de contar como entrou para a luta daqueles que não têm terra para viver e plantar, da relação do movimento com os ruralistas e do governo Lula e sua política de Reforma Agrária.

O trabalho escravo reinventado pelo capitalismo contemporâneo
Leonardo Sakamoto

Confira nas Notícias do Dia 29-11-2007
A cada dia, há novas denúncias de exploração do trabalho escravo em fazendas brasileiras. O coordenador da Agência Repórter Leonardo Sakamoto, uma das pessoas que acompanham e estudam o trabalho escravo, relaciona-o com a escravidão contemporânea, além de refletir sobre o motivo pelo qual essa degradação do trabalho está enraizada na nossa sociedade.

O neonazismo na sociedade contemporânea
Adriana Abreu Magalhães Dias

Confira nas Notícias do Dia 30-11-2007
Há cerca de três anos, Adriana Abreu Magalhães Dias fazia uma matéria sobre a identidade judaica e descobriu uma série de grupos neonazistas atuando através da internet. A partir disso, ela começou a mapear os sites reducionistas. Primeiramente, encontrou 8 mil sites com sinais neonazistas, proferindo um discurso preconceituoso. “Hoje, são mais de 12 600 sites.”

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição