Edição 244 | 19 Novembro 2007

Destaques On-Line

IHU Online

Entrevistas Especiais feitas pela IHU On-Line disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu) de 12-11-2007 a 16-11-2007.

Racionais MC's e a crítica social através do rap e do hip-hop
Anderson Grecco

Confira nas Notícias do Dia 12-11-2007
Utilizando-se da linguagem da periferia, o grup rap Racionais MC’s faz um discurso contra a opressão à população marginalizada na periferia.

Rádios Comunitárias. Um plano geral
Cláudio Antonio Guerra

Confira nas Notícias do Dia 13-11-2007
O sociólogo e economista Cláudio Antonio Guerra comentou o caso da Rádio 93.5FM, Rádio Solidariedade, do Rio Grande do Norte, que foi proibida de transmitir sua programação, pelo Ministério Público Federal.

Um balanço da marcha do MST
Cedenir de Oliveira e Irma Ostruski

Confira nas Notícias do Dia 14-11-2007
Depois de percorrer o Rio Grande do Sul, a fim de pressionar o Governo Federal, o MST fez um acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com o objetivo de debater a importância da Reforma Agrária.

Um retorno ao passado para entender o futuro
Gunter Axt

Confira nas Notícias do Dia 15-11-2007
Para o pesquisador associado da USP e diretor da Axt Consultoria Histírica Gunter Axt, as perguntas formuladas sobre o passado partem justamente de impasses e desafios vividos no presente.

Inteligência, compaixão e serviço. Celebrando o martírio de Ignacio Ellacuría e companheiros Héctor Samour
Confira nas Notícias do Dia 16-11-2007
Celebrando o martírio de Ignácio Ellacuría e companheiros, a IHU On-Line entrevistou Héctor Samour, coordenador do doutorado em Filosofia Ibero-Americana na Universidade Centro-Americana – UCA, de El Salvador, sobre a contribuição do jesuíta para a filosofia da libertação.

Tecnobiociências. “Diante do menos risco, devemos parar”.
Vera Lúcia Caldas Vidal

Confira nas Notícias do Dia 17-11-2007
Nanotecnologias, transgênicos, clones, genoma, genética modificada: até que ponto podemos interferir no meio ambiente para o bem do homem? Esta é abordagem da entrevista concedida por Vera Lúcia Caldas Vidal, graduada e mestre em Filosofia.