Edição 241 | 29 Outubro 2007

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Resiliência. Elo e sentido

“A resiliência, entendida como a capacidade de superar as situações adversas, é um esforço do ser humano de todos os tempos.” É dessa forma que a psicóloga Susana Rocca define o termo resiliência, tema de capa da IHU On-Line dessa semana. “Originariamente”, explica Michele Poletto, doutoranda em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), “o termo resiliência surgiu da Física e refere-se à habilidade de uma substância retornar à sua forma original quando a pressão é removida”.

O tema de capa desta edição é discutido, além dos nomes já citados, por especialistas, como o psiquiatra britânico Michael Rutter, um dos pioneiros no estudo da resiliência no mundo, para quem “as pessoas podem ser resilientes com relação a algumas experiências, mas não resilientes em relação a outras”. O psicanalista argentino Rubén Zukerfeld defende que “o desenvolvimento resiliente não questiona as teorias freudianas”. Enquanto isso, a professora Froma Walsh, da Universidade de Chicago, faz diversos esclarecimentos sobre a resiliência familiar, tema principal de suas pesquisas. A pesquisadora Joviana Avanci, da Fundação Oswaldo Cruz, também contribui com o debate e define resiliência como o processo de “encontrar forças para transformar dificuldades em perspectivas de ação”. Para a psicóloga e doutora em Educação Maria Angela Mattar Yunes, a resiliência desconstrói crenças pessimistas; e o psicólogo francês Jacques Lecomte propõe um modelo de resiliência para crianças e   jovens, o qual denomina de triângulo da resiliência. Na proposta, Lecomte sugere que os adultos manifestem um elo e estabeleçam regras, pois considera o elo essencial na reconstrução do indivíduo.  A resiliência foi tema do evento Resiliência: Um novo paradigma em saúde, promovido pelo IHU, com a presença do Prof. Dr. Elbio Néstor Suárez Ojeda. Na oportunidade, a IHU On-Line, nº 200, de 16-10-2007, publicou uma entrevista com ele sobre o tema. O assunto também foi abordado, especificamente, no Ciclo Cinema e Saúde Coletiva II - Cuidado e Cuidador.

O antiutilatarismo é o tema da conferência do Prof. Dr. Paulo Henrique Novaes Martins de Albuquerque, da UFPE. A entrevista publicada nesta edição, discutindo a crítica maussiana, segundo Alain Caillé, ao paradigma da economia moderna, é instigante e muito importante, especialmente, para todos e todas que lidam e apostam nas diferentes formas de economia solidária. Por sua vez, a Profa. Dra. Rosane Kreusburg Molina, comentando o filme O paciente inglês, reflete sobre as transformações, em sala de aula, da relação cuidado e cuidador. 
O poema da semana é de Ronald Polito, mineiro de Juiz de Fora, com o título “Na platéia”.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição