Edição 238 | 01 Outubro 2007

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Essa editoria veicula notícias e entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU. Apresentamos um resumo delas, que podem ser conferidas, na íntegra, na data correspondente.  

Entrevistas Especiais feitas pela IHU On-Line disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu) de 24-09-2007 a 30-09-2007

Barragens: energia para quê e para quem?
Marco Antonio Trierveiler, coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)
Confira nas Notícias do Dia 24-09-2007
A água e a energia não podem ser vistas como mercadorias e devem “estar a serviço e sob o controle do povo brasileiro”.

A cultura da celulose
Ludwig Buckup, professor da UFRGS

Confira nas Notícias do Dia 25-09-2007
As investidas das empresas de celulose no Rio Grande do Sul continuam. Enquanto isso, mais e mais camponeses são expulsos de suas terras. As empresas continuam com seus privilégios, cedidos pelo governo do Estado, ainda quando inúmeros pesquisadores provam os grandes malefícios que essa cultura desenfreada de eucaliptos destrói o solo e o povo rio-grandense.

As cartas de Madre Teresa de Calcutá
João Quirino Weber, padre jesuíta

Confira nas Notícias do Dia 25-09-2007
“Madre Teresa lembra com a sua vida que a verdadeira realização da pessoa inclui a transcendência para o próximo e para Deus Vai além do individual e subjetivo. Vai além do tempo e do espaço”, afirma Pe. Quirino Weber, comentando a “noite escura” de Madre Teresa de Calcutá .

Marcha do MST pelo Rio Grande do Sul
Mauro Cibulski, Frei Zanatta e Nilton Lima

Confira nas Notícias do Dia 26-09-2007
Desde o dia 12 de setembro, cerca de 1.500 famílias sem-terra dividiram-se em três grandes marchas e seguem pelo Rio Grande do Sul, promovendo debates acerca da reforma agrária. O Movimento dos Sem Terra (MST) pretende que até a segunda quinzena de outubro as três marchas se encontrem na cidade de Coqueiros do Sul. Sobre o assunto, entrevistamos três líderes das marchas: Mauro Cibulski, da marcha que saiu da Região Metropolitana de Porto Alegre; Frei Zanatta, que acompanha a marcha provinda de Pelotas; e Nilton Lima, que está com os sem-terra vindos de Bossoroca.

Ação Popular e a esquerda católica: um resgate
Fábio Pires Gavião, historiador

Confira nas Notícias do Dia 27-09-2007
“A esquerda católica e a Ação Popular (AP) na luta pelas reformas sociais (1960-1965)” foi o título da dissertação de Fábio Pires Gavião. Ele fez seu trabalho sobre o movimento da Ação Popular, surgido em 1962, após um congresso da esquerda católica. Era um movimento em prol das reformas sociais, existente até um ano após a instituição da ditadura militar, a qual jogou na clandestinidade seus líderes.

Vidas no singular? Sobre o fenômeno das 'mulheres sós'
Eliane Gonçalves, nutricionista

Confira nas Notícias do Dia 28-09-2007
Problematizar o fenômeno das mulheres que vivem sós a partir do “mercado matrimonial” foi a intenção de Eliane Gonçalves com a tese “Vidas no singular: noções sobre ‘mulheres sós’ no Brasil contemporâneo”, defendida recentemente no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.

"Cidade dos homens": a realidade do dia-a-dia das favelas cariocas.
Paulo Morelli, cineasta

Confira nas Notícias do Dia 29-09-2007
Paulo Morelli fala sobre Cidade dos homens, seu mais recente filme. Trata-se de uma continuação da linguagem e estética lançadas por Cidade de Deus em 2002, mas com uma história diferente.

 

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição