Edição 235 | 10 Setembro 2007

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Temas da atualidade. Algumas entrevistas da página eletrônica do IHU

Nesta semana, a revista IHU On-Line destaca, em seu tema de capa, um serviço que vem conquistando novos leitores a cada dia que passa. Trata-se da “Entrevista do Dia”, do sítio do IHU, publicada juntamente com as Notícias do Dia, que são atualizadas diariamente, de segunda a segunda. Nesta edição da IHU On-Line, sem um tema de capa específico, destacamos algumas entrevistas publicadas recentemente.

Anselmo Ruoso, presidente do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina, reflete sobre os desafios para o sindicalismo brasileiro frente às grandes mudanças do mundo do trabalho; Antonio Brand, antropólogo, analisa o impacto da produção de cana-de-açúcar em vista do etanol sobre as populações indígenas no Mato Grosso do Sul; Joana de Vilhena Novaes, psicóloga, analisa o padrão de beleza na sociedade contemporânea; a bióloga Luiza Chomenko aponta os riscos do cultivo da monocultura; Marcos Arruda analisa o plebiscito sobre a anulação do leilão de privatização da Companhia Vale do Rio Doce; o antropólogo italiano Massimo Canevacci fala sobre os desafios da pesquisa na área da comunicação digital; o professor Rafael Haddock-Lobo discorre sobre a filosofia de Emmanuel Lévinas e sua relação com Heidegger, Husserl e Derrida; e a ativista feminina Ochy Curiel reflete, de maneira instigante, sobre o lesbianismo feminista.

A ética teleológica é a solução para o desacordo moral contemporâneo? Esta é a questão abordada por Fernando Rodrigues Montes D’Oca, filósofo, a partir da reflexão sobre a obra After virtue, de Alasdair MacIntyre.

Por sua vez, os filmes Brazil - O filme, de Terry Gilliam, e Um dia sem mexicanos, de Sergio Arau, são comentados pela Profa. Dra. Gláucia Angélica Campregher e Profa. Dra. Silvia Polgati, respectivamente. A historiadora Beatriz Franzen fala sobre A visão de Borges Fortes sobre os açorianos. E, finalmente, o físico Renato Portugal discute os impactos da computação quântica, “esta nova área da investigação científica que muda profundamente nossas concepções sobre computação”.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição