Edição 232 | 20 Agosto 2007

Destaques On-Line

IHU Online

Essa editoria veicula notícias e entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia, atualizadas diariamente, do sítio do IHU. Apresentamos um resumo delas, que podem ser conferidas, na íntegra, na data correspondente.

A Vale do Rio Doce e o neoliberalismo no Brasil
Ivo Lesbaupin

Confira nas Notícias do Dia 13-08-2007
O sociólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ivo Lesbaupin critica o neoliberalismo, a privatização da Vale do Rio Doce e apóia o plebiscito pela reestatização da empresa.

Pensando o lesbianismo feminista
Rosa Inés Curiel Pichardo (Ochy)

Confira nas Notícias do Dia 14-08-2007
Na opinião da ativista feminista Ochy Curiel, o lebianismo é muito mais que uma prática sexual ou uma identidade, é uma posição política. Ela afirma que a heterossexualidade como norma obrigatória diminui a autonomia das mulheres, isto é, age como um sistema político que implica na exploração das mulheres.

Betinho: do homem solidário ao homem contraditório
Carla Rodrigues

Confira nas Notícias do Dia 15-08-2007
Para Carla Rodrigues, jornalista e autora da biografia Betinho – sertanejo, mineiro, brasileiro (Ed. Planeta, 2007), Betinho foi um ser humano contraditório e marcado por uma “profunda necessidade de dar sentido à própria vida”.

A prática do estágio no Brasil
Manuela D'Ávila

Confira nas Notícias do Dia 16-08-2007
A deputada federal, Manuela D’Ávila acredita que o projeto que visa regulamentar os estágios no Brasil, em dois meses, deverá estar valendo como lei. Ela afirma que é necessário aprofundar o vínculo entre a universidade e o setor produtivo do País.

O ser humano e a Terra. Uma relação insustentável
José Marengo

Confira nas Notícias do Dia 17-08-2007,
Para o professor e pesquisador do Inpe José Marengo, os furacões, a seca e os incêndios florestais são prova de que as temperaturas irão subir. Para ele, a forma como se tem tratado o planeta, é insustentável.

A revolta dos posseiros. 50 anos depois
Iria Zanoni Gomes

Confira nas Notícias do Dia 18-08-2007
A socióloga e professora Iria Zanoni Gomes conheceu de perto a revolta dos posseiros, que ocorreu no Paraná, onde ela viveu. Iria conta que o movimento dos Posseiros lutava contra as companhias de terra que se instalaram na região na década de 1950. Ela ressalta que este não foi um movimento armado, já que os integrantes não utilizavam armas, e sim enxadas, foices, instrumentos de trabalho.