Edição 232 | 20 Agosto 2007

IHU Online

Carlos Drummond de Andrade: o poeta e escritor que detinha o sentimento do mundo

“No meio do caminho tinha uma pedra/ tinha uma pedra no meio do caminho.”

Quem não lembra de Carlos Drummond de Andrade quando escuta esses versos já clássicos?

Na sexta-feira da semana passada, dia 17 de agosto, recordamos a morte do poeta, há 20 anos.

Esta edição sobre Drummond inicia com uma crônica inédita de Affonso Romano de Sant’Anna, na qual ele recorda momentos de sua convivência com o poeta, de quem foi amigo pessoal. Por sua vez, Alcides Villaça, professor da USP, analisa o “eu poético retorcido” de Drummond; John Gledson, da Universidade de Liverpool, Inglaterra, afirma que é um erro trágico separar o Drummond social do formalista; Iumna Maria Simon, professora da Unicamp, fala sobre a poesia e as crônicas de Drummond; e Luiz Costa Lima, professor da PUC-Rio, classifica Drummond como “o poeta brasileiro do século XX de maior grau de penetração”. Ana Lúcia Liberato Tettamanzy, professora no Instituto de Letras da UFRGS, e Ronald Polito, historiador, poeta ensaísta e tradutor, também contribuem nesta matéria de capa. Na elaboração desta edição contamos com a ajuda especial de André Dick, que trabalha no IHU e é doutor em Literatura Comparada.

Hans Küng estará no dia 22 de outubro na Unisinos discutindo o Projeto de Ética Global. A iniciativa do teólogo alemão será debatida nesta quinta-feira no IHU Idéias, pelos professores Dr. Vicente de Paulo Barretto, pesquisador do PPG em Direito – Unisinos, e Dr. Alfredo Culleton, pesquisador do PPG em Filosofia – Unisinos. Além da entrevista com eles,  o projeto de uma ética global é o tema da entrevista com o Prof. Dr. Manfredo Araújo de Oliveira, da Universidade Federal do Ceará. Na página eletrônica do IHU, pode ser acessado o IHU-Fórum On-line sobre o tema.

O pensamento de Celso Furtado, sempre atual e questionador, é o tema da entrevista com o economista Pedro Cezar Dutra da Fonseca, vice-reitor da UFRGS. Ele estará participando, nesta quarta-feira, dia 22, do III Ciclo de Estudos Repensando os Clássicos da Economia. E, numa conjuntura marcada pela turbulência do mercado financeiro internacional, será exibido, no próximo sábado, dia 25, o filme A fraude, de James Dearden. O filme será debatido pelo Prof. Francisco Antônio Mesquita Zanini, que trabalhou por longos anos no sistema financeiro e hoje é professor na Unisinos. “O filme e o debate são muito oportunos, especialmente nestes dias em que o mercado financeiro global passa por outro período de turbulência”, atesta o professor na entrevista publicada nesta edição.

A Profa. Dra. Christa Berger, jornalista e pesquisadora do PPG em Comunicação da Unisinos, na entrevista concedida à IHU On-Line desta semana, reflete sobre a contribuição da mídia para a formulação de uma política de memória que será o tema dos Encontros de Ética do dia 27 de agosto.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!

ERRATA:

Pedimos desculpas aos leitores e leitoras da revista IHU On-Line por um erro na nota de rodapé número 26 da última edição de nossa publicação, de número 231. Na entrevista com o professor Luiz Alberto Gómez de Souza, na página 21, quando ele cita o MIR, trata-se do Movimiento de Izquierda Revolucionário, chileno, fundado em 15 de agosto de 1965.

Na mesma entrevista, retificamos a nota de rodapé número 29, onde citamos o padre Lebret como domênico. A denominação correta é dominicano.