Edição 228 | 16 Julho 2007

Destaques On-Line

IHU Online

Essa editoria veicula notícias e entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU. Apresentamos um resumo dos destaques que podem ser conferidos, na íntegra, na data correspondente.

Entrevistas Especiais feitas pela IHU On-Line disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu) de 09-07-2007 a 15-07-2007

Ombudsman e as mediações jornalísticas
Euclides Santos Mendes

Confira nas Notícias do Dia 09-07-2007
Qual é o papel do ombudsman hoje no Brasil e no mundo? Esta questão foi estudada por Euclides Santos Mendes na dissertação “Mediações Jornalísticas na Era da Comunicação de Massa: o ombudsman na imprensa do Brasil e de Portugal”, discutida na entrevista concedida à IHU On-Line.

A não convergência da política monetário-financeira e a do desenvolvimento
Guilherme Delgado

Confira nas Notícias do Dia 10-07-2007
A política econômica atual, a distribuição de renda, as reservas internacionais e as dívidas interna e externa são alguns temas abordados na entrevista com o economista Guilherme Delgado.

Uma visão idealista e uma afirmação muito identitária
Luís Carlos Susin

Confira nas Notícias do Dia 10-07-2007
"A Dominus Iesus é o texto básico que explica todo o processo do atual pontificado, pelo qual também já houve uma porção de crises de interpretação", afirma o teólogo Luís Carlos Susin. Na entrevista concedida à IHU On-Line, ele comenta o documento da Congregação para a Doutrina da Fé.

Movimento das Fábricas Ocupadas: a luta continua
Serge Goulart
Confira nas Notícias do Dia 11-07-2007
Serge Goulart, coordenador do Movimento das Fábricas Ocupadas, surgido em Santa Catarina, fala da história do Movimento, das lutas atuais e dos apoios que tem recebido. Para Goulart, mesmo com essa intervenção, “a luta continua; nós estamos lutando para derrubar judicialmente a intervenção à fábrica, pois ela é ilegal, abusiva e evidentemente de cunho político”.

A eclesialidade das igrejas cristãs. Teólogos debatem documento do Vaticano
José Comblin, Walter Altmann e Faustino Teixeira
Confira nas Notícias do Dia 12-07-2007
Os teólogos José Comblin, Walter Altmann  e Faustino Teixeira analisam o impacto do documento Motu proprio Summorum Pontificum em 09-07-2007, que afirma que a Igreja Católica é a única igreja de Cristo.

A UNE aos 70 anos.
Lúcia Stumpf

Confira nas Notícias do Dia 13-07-2007
A gaúcha Lúcia Stumpf, nova presidente da UNE, repercute algumas propostas e manifestações apresentadas durante a candidatura, fala das novas e antigas mobilizações e atuações da UNE, do perfil do universitário brasileiro e do desafio que a UNE tem: conseguir dialogar com todas as realidades e interesses que permeiam a juventude universitária.

Amazônia: grandes estudos nas mãos de cientistas estrangeiros
Wilson de Figueiredo Jardim

Confira nas Notícias do Dia 14-07-2007
“A Amazônia e o equilíbrio ambiental: o presente e o futuro” foi o tema da mesa-redonda apresentado pelo professor da Unicamp Wilson de Figueiredo Jardim, o qual a IHU On-Line entrevistou. A palestra foi apresentada na “59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência”, que aconteceu em Belém, no Pará. Na entrevista, Wilson fala sobre os pontos abordados no evento, tais como o valor econômico da floresta e as mudanças locais, os ciclos do enxofre, o nitrogênio e o mercúrio na região, entre outros.