Edição 228 | 16 Julho 2007

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Clarice Lispector. Uma pomba na busca eterna pelo ninho

Há 30 anos morria a escritora Clarice Lispector. Três décadas não foram capazes de calar sua voz e o impacto de seus escritos. A revista IHU On-Line desta semana propicia uma oportunidade para entender melhor a vida e a obra desta mulher que não sabia se definir. Clarice parecia estar eternamente em busca de sua casa, de seu ninho, de seu eixo. Mais do que seus relatos, sua biografia e sua visão de mundo podem ser encontrados na vida das personagens de seus livros.

Esta edição é mais um resultado da parceria do Instituto Humanitas Unisinos – IHU com o Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da PUC-Rio. Sob a coordenação da Profa. Dra. Eliana Yunes, contribuem as seguintes professoras e pesquisadoras: Gilda Carvalho, do CTCH/PUC-Rio; Eliane Hatherly Paz, da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio; Teresa Montero e Gabriela Lírio, ambas da UNESA; e Lícia Manzo, de O Globo.

As entrevistas com o escritor e jornalista José Castello, Lucia Helena, professora da UFF, Yudith Rosenbaum, professora da USP, e Vilma Arêas, professora da Unicamp, completam esta edição.

As crônicas de Affonso Romano de Sant’Anna e Marina Colasanti, intercalando as entrevistas, são inéditas e revelam, ao mesmo tempo, dados do início dessa amizade e traduzem as gratas surpresas do convívio com a escritora. E são aquilo que se propuseram ser na idéia original de seus autores – uma justa homenagem! Elas dão um toque especial a esta edição.  

Analisando a conjuntura nacional, contribui o economista Guilherme Delgado, que complementa a sua reflexão sobre a economia nacional, feita em recente entrevista, publicada nas Notícias do Dia de 10-07-2007, disponíveis na página eletrônica do IHU.

Confira também a história de vida de duas mulheres que vieram, literalmente, de mundos diferentes, mas que têm em comum a garra feminina de lutar por um mundo melhor.

Em tempos de etanol, o Filme da Semana é Baixio das bestas, de Cláudio Assis. Polêmico, mas que merece ser visto e debatido.

Informamos que a revista IHU On-Line, como fazemos todos os anos durante o mês de julho, não circulará na próxima semana. A veiculação normal da revista será retomada no próximo dia 30 de julho.

Esta é a primeira edição que fazemos em parceria com o CTCH da PUC-Rio. Agradecemos às colegas da PUC-Rio, esperando que as outras edições projetadas para este ano sejam da qualidade desta. Agradecemos, também, ao nosso colega André Dick, doutor em Literatura Comparada pela UFRGS, que, além da atenta revisão dos textos, contribuiu na elaboração das entrevistas desta edição.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição