Edição 226 | 02 Julho 2007

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Essa editoria veicula notícias e entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU. Apresentamos um resumo dos destaques que podem ser conferidos, na íntegra, na data correspondente.

'Para quem interessa a energia proveniente do Rio Madeira?'
Fernando Novoa Garzón

Confira nas Notícias do Dia 25-06-2007
Para o sociólogo Fernando Novoa Garzón, membro da ONG ATTAC e do Grupo de Trabalho de Serviços e Investimentos da Rede Brasileira de Integração dos Povos, há uma manipulação da informação sobre a energia do Rio Madeira. Segundo ele, empresários brasileiros querem energia a curto prazo e não estão medindo as conseqüências sobre o assunto.

'As cinco ou seis principais empresas que dominam a agricultura no mundo têm sedes instaladas no Paraná'.
Roberto Baggio

Confira nas Notícias do Dia 26-06-2007
Roberto Baggio fala sobre os principais desafios do movimento social brasileiro e da necessidade de se reconstruir uma esquerda de lutas no país. Ele comenta o 5º Congresso do MST e destaca a importância da 6ª Jornada de Agroecologia, que acontecerá em julho, em Cascavel (PR).

Possibilidades para a Educação dentro do Second Life
Eliane Schlemmer

Confira nas Notícias do Dia 27-06-2007
Um dos maiores fenômenos dos últimos tempos, o Second Life já atingiu sete milhões de usuários no mundo todo. Sobre a aplicação do Second Life na educação, a IHU On-Line entrevistou Eliane Schlemmer, do PPG de Educação da Unisinos, está envolvida com uma pesquisa que investiga o potencial do Second Life para a área.

'Não há problema previdenciário no Brasil'
Luiz Filgueiras
Confira nas Notícias do Dia 28-06-2007
Enquanto alguns afirmam que o segundo mandato de Lula será mais desenvolvimentista, outros ressaltam que neste período ressurgirá a crise histórica da dominação burguesa no Brasil. O economista Luiz Filgueiras acredita que “a economia brasileira continuará tendo um desempenho melhor, agora reforçado por um pouco mais de investimento”. Luiz descreve a herança neoliberal presente no Governo Lula, estabelecendo uma ligação do atual governo do anterior. Além disso, analisa o desenvolvimento da economia no primeiro período de Lula como presidente e comenta, ainda, suas posições sobre o problema previdenciário brasileiro.

Mulher e sexualidade sob um olhar sociolingüístico interacional
Ana Cristina Ostermann

Confira nas Notícias do Dia 29-06-2007
Ana Cristina Ostermann, secretária da International Association of Gender and Language e professora da Unisinos, está estudando as atuais políticas de saúde. Ela analisa a linguagem entre as pessoas e constata que elas dão conselhos umas às outras.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição